Terça, 14 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Tribuna


Publicado em 16 de março de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Candidato
Não houve nenhum impasse na reunião que definiu a pré-candidatura do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) ao governo do estado, pelo bloco governista, na noite de segunda-feira. Até o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), que também disputava, apoiou a indicação quando viu a tendência da maioria.

Capacidade
Do governador Belivaldo Chagas, nas redes sociais: “Fábio é um jovem político que já demonstrou toda a sua capacidade técnica, habilidade política e vocação gestora para poder decidir os rumos de Sergipe nos próximos quatro anos. Quanto ao senador, o grupo decidirá o candidato até o próximo dia 15 de abril”.

Senado
Durante a reunião, o ex-governador Jackson Barreto (MDB), o deputado federal Laércio Oliveira (PP) e o ex-deputado André Moura (União Brasil) confirmaram interesse na disputa pela vaga ao Senado

Vice
Além do candidato ao Senado, não houve definição sobre o candidato a vice-governador. Mas ficou acertado que esta indicação deverá caber ao prefeito Edvaldo Nogueira.

Convenções
A definição do candidato a governador saiu muito tempo antes das convenções partidárias que vão oficializar candidaturas, no período de 20 de julho a cinco de agosto. Até lá muita coisa pode mudar.

Policiais
O Movimento Polícia Unida, que na segunda-feira cercou o prédio da produtora na Coroa do Meio onde o governador comandou reunião para definir o candidato a governador do grupo, deve faze rnovo ato nesta quarta-freira, em frente à Assembleia Legislativa. Os policiais não aceitam o reajuste de 7% proposto por Belivaldo.

Projetos
Os projetos foram encaminhados pelo governo à Alese na segunda-feira, e devem ser votados hoje. O governador tem pressa, porque em função do ano eleitoral os reajustes só podem ser concedidos até o dia dois de abril.

Julgamento
Está marcado para a sessão do Supremo Tribunal Federal desta quarta-feira (16), o julgamento da ação penal contra o ex-deputado federal André Moura em que há um empate de 5 x 5, somente faltando o voto do ministro André Mendonça. É por conta de irregularidades na Prefeitura de Pirambu.

Adiada
A sessão iniciará às 14h, com o julgamento da ação constando como o terceiro da pauta. A sua defesa em plenário será feita por Márcio Conrado. A ação entrou na pauta de julgamento do dia 10 passado, mas acabou não sendo julgada em razão da demora na votação de outros processos.

Condenado
No final do ano passado, Moura foi condenado pelo STF em outros dois processos, também por irregularidades em Pirambu. Ele está inelegível por cinco anos, e foi condenado a pena de oito anos e três meses de reclusão em regime fechado.

Apoio
O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana (MDB), garantiu ontem apoio à pré-candidatura de Henri Clay (Psol) ao Senado Federal. Ele já havia declarado apoio ao pré-candidato ao Governo de Sergipe, Rogério Carvalho (PT).

Bem visto
Segundo Marcos, Henri Clay é um nome muito bem visto, com densidade eleitoral e competência para bem representar o Estado no Parlamento. O pré-candidato ao Senado Federal por Sergipe é considerado pelo diretório nacional do Psol como uma das prioridades nas eleições deste ano.

Missa
A Prefeitura de Aracaju está convidando para as cerimônias comemorativas dos 167 anos de fundação da cidade, as quais serão realizadas nesta quinta-feira, 17 de março. No horário das 8h e às 10h, acontecerá uma missa em ação de graças na Igreja de Santo Antônio, localizada na Avenida João Ribeiro, no bairro Santo Antônio.

Outros atos
Acontecerá também uma aposição de flores no Obelisco a Inácio Barbosa, às 10h, na Praça do Mini Golf, no bairro São José. Além desses eventos, a comemoração contará com a exibição de uma edição especial da Feira da Alfândega Expositores de Antiguidades, a partir das 10h no Parque da Sementeira, no bairro Jardins.

Gualberto e Luciano
A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) voltou a ser comandada pelo deputado estadual Luciano Bispo (MDB) que retornou à presidência após um período de licença médica de 40 dias. Na manhã desta terça-feira (15), antes do início da sessão plenária, o até então presidente em exercício, deputado Francisco Gualberto (PSD), transmitiu o cargo em solenidade que ocorreu no gabinete da presidência.
Gualberto, que é vice-presidente da Alese, havia assumido a presidência da instituição no dia 04 de fevereiro, quando Luciano Bispo precisou afastar-se para uma cirurgia em São Paulo.
“Durante 40 dias tive a honra de presidir este Poder. Confesso que foi uma honraria, em função até da nossa origem, um operário, passador de fome lá no Caípe Velho (povoado de São Cristóvão). Para mim, foi gratificante viver esse momento que estará escrito na história, pois cheguei a presidir o Poder Legislativo, que é o mais representativo de uma República, por se tratar exatamente de um parlamento”, disse Gualberto.
“Tive a honraria, mas confesso que não fiquei alegre em função da razão pela qual eu estava assumindo, que tratou-se de uma cirurgia que o presidente Luciano Bispo foi submetido. E por mais que a gente tivesse energia positiva e fé, a gente sabe que uma cirurgia é sempre um momento de risco”, completou o deputado.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade