Tribuna
Publicado em 18 de março de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Conversas
O ex-governador Jackson Barreto (MDB) teve uma demorada conversa, ontem de manhã, com a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, presidente nacional do PCdoB. Acompanhada do presidente estadual, vereador Professor Bittencourt, Luciana convidou JB para disputar as eleições pelo partido.
Convite
O vereador Bittencourt já havia feito esse convite a Jackson, que aguarda uma definição do bloco governista sobre a sua pretensão de ser o candidato ao senado na chapa de Fábio Mitideri (PSD). O prazo para a troca de legendas termina em dois de abril.
Dificuldade
Como os governistas marcaram uma definição para até 15 de abril, pode ser que Jackson tenha que procurar novo partido antes da definição. O PCdoB integra a federação com o PT, o que pode facilitar as pretensões do ex-governador.
Com Edvaldo
O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu, em seu gabinete, nesta quarta-feira, , a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos. No encontro, Edvaldo expôs os principais projetos desenvolvidos em Aracaju. Também trataram da política local e nacional.
Ex-militante
Luciana Santos reafirmou o apoio do PCdoB, partido do qual ela é dirigente nacional, à gestão do prefeito na capital, que passou 40 anos filiados ao partido. “Foi uma conversa muito positiva. Luciana é uma amiga de muitos anos, estivemos juntos no PCdoB e fiquei muito feliz em receber da parte dela a reafirmação do apoio do PCdoB ao nosso trabalho”, declarou Edvaldo.
Proveitoso
Da mesma forma, Luciana considerou o encontro muito proveitoso. “Tratamos dos feitos de Edvaldo em Aracaju. Não é à toa que é prefeito pela quarta vez. O legado de Edvaldo na cidade é da mudança da qualidade de vida do povo, de um prefeito que elevou os principais índices de desenvolvimento humano da cidade”, destacou.
Empresa
A 2ª Promotoria de Justiça também alerta para o impedimento da realização, manutenção, aditamento ou prorrogação de contrato de prestação de serviços com empresa que venha a contratar empregados nas hipóteses já mencionadas, devendo haver a rescisão unilateral dos contratos existentes com esse vício, dentro do prazo acima assinalado.
Prazo
Japoatã deverá, no mesmo prazo de 15 dias úteis, apresentar relatório com informações sobre as providências adotadas diante da Recomendação do MPSE, disponibilizando cópia com todos os atos de exoneração, rescisão contratual e descredenciamento dos servidores enquadrados em situação de nepotismo.
Ação
O senador Alessandro Vieira (sem partido) protocolou representação contra o conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe, Ulices de Andrade Filho, por descumprimento da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Lei Complementar n. 35/79) e Lei Orgânica do TCE-SE (Lei Complementar n. 205/11), pelo exercício indevido de atividade político-partidária.
Polícia
O conselheiro do TCE-SE, Ulices Andrade, tem participado de reuniões político-partidárias. A mais recente, amplamente divulgada com imagens na imprensa sergipana, foi a reunião do atual governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, com o atual prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, os deputados federais Fábio Mitidieri e Laércio Oliveira e o conselheiro do TCE-SE, Ulices Andrade, com o objetivo de decidir o nome indicado para a disputa ao Governo do Estado.
Impede
A Lei Orgânica da Magistratura Nacional, a que se submetem os Conselheiros dos Tribunais de Contas, determina em seu Art. 7º que a independência judicial implica que ao magistrado é vedado participar de atividade político-partidária. Já a Lei Orgânica do próprio TCE-SE, em seu Art. 22, impede ao Conselheiro do Tribunal de Contas dedicar-se a atividade político-partidária.
Apuração
Diante dos fatos, o senador Alessandro Vieira solicitou providências legais à Procuradoria-Geral de Justiça de Sergipe, com o objetivo de apurar as potenciais infrações perpetradas por Ulices Andrade.
Governistas
Depois que o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) criticou a decisão dos partidos governistas pela pré-candidatura de Fábio Mitidieri (PSD) ao governo, o deputado, em entrevista coletiva, contemporizou. “Esse assunto é página virada. Edvaldo é o melhor prefeito dos últimos 30 anos, confio na unidade e sei que estaremos juntos nesse desafio”, disse Mitidieri.
Na campanha
Fábio disse que conta com Edvaldo para a campanha. “Edvaldo é peça importantíssima, um dos grandes líderes que nós temos no nosso agrupamento. Conto com ele, tenho amizade pessoal com Edvaldo”, disse.
Voto
Ele concluiu a entrevista afirmando que “não tem candidato forte demais que não possa perder e nem fraco demais que não possa ganhar. Não existe Senhor do Bom Começo, o que existe é Senhor do Bonfim. Voto é conquista”, ironizou.
Nepotismo
Nesta quinta-feira (16), o Ministério Público de Sergipe, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Neópolis, expediu uma Recomendação para que o prefeito do município de Japoatã, Claudio Dinisio Nascimento, exonere, em um prazo de 15 dias úteis, a secretária de Ação Social e Trabalho, pela situação configurada de nepotismo e pela ausência de comprovada capacidade técnica para exercício de tal função.
Cruzado
Além disso, foi pedida a exoneração dos demais secretários e servidores municipais que estão em situação de nepotismo, seja em nepotismo propriamente dito, nepotismo cruzado ou nepotismo diagonal – quando há parentes de até terceiro grau se beneficiando de cargos públicos.
Nova pesquisa
Pesquisa presencial realizada pela Quaest, patrocinada pelo banco Genial, mostra ampla vantagem do ex-presidente Lula (PT) na corrida presidencial. Ele tem 44% das intenções de voto contra 26% do segundo colocado, Jair Bolsonaro (PL). A diferença entre eles é de 18 pontos percentuais. Na sequência aparecem Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) com 7%, João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) com 2%, Simone Tebet (MDB) com 1% e Luiz Felipe D’Ávila (Novo) com 0%. Branco/nulo/não vai votar são 8% e indecisos somam 5%.
No segundo turno, Lula (foto) vence todos os adversários. Contra Bolsonaro, Lula tem 54% das intenções de voto contra 32% do atual chefe do governo.
A pesquisa foi realizada presencialmente e ouviu 2 mil pessoas entre os dias 10 e 13 de março. O levantamento foi registrado nos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pode ser encontrado pelo número de identificação: BR-06693/2022.