Tribuna
Publicado em 29 de março de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Propaganda
Nesta semana, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Social Cristão (PSC) e o Patriota exibem propaganda partidária em rede nacional de rádio e televisão. As exibições têm duração de 30 segundos cada e ocorrem sempre às terças, quintas e sábados, das 19h30 às 22h30.
Calendário
Em cumprimento ao calendário, nesta terça-feira (29), o Patriota estreia com uma inserção, seguida por quatro inserções do PSB e cinco do PT. Na quinta-feira (31), o Patriota volta a exibir mais uma inserção e, na sequência, o PT com cinco e o PSC com quatro. No sábado (2 de abril), o Patriota tem mais uma inserção; o PSB, quatro; e o PT, cinco.
Telegram
O Telegram Messenger INC assinou nesta sexta-feira (25) termo de adesão ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no Âmbito da Justiça Eleitoral, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Fake news
A finalidade da parceria é combater os conteúdos falsos relacionados à JE, ao sistema eletrônico de votação, ao processo eleitoral nas diferentes fases e aos atores nele envolvidos.
Sem recursos
O termo de adesão foi celebrado gratuitamente, não implicando compromissos financeiros ou transferências de recursos entre o Telegram e o TSE, devendo cada uma das instituições arcar com os custos necessários às respectivas participações no Programa.
Sigilo
Pelo termo, o Telegram se compromete a manter o sigilo necessário sobre as informações a que tiver acesso ou conhecimento no âmbito do TSE, salvo autorização em sentido contrário outorgada pelo Tribunal.
Censura
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, decidiu levar “imediatamente” ao plenário da Corte a avaliação sobre a liminar concedida neste sábado (26), pelo ministro Raul Araújo, na qual proibiu manifestações políticas de músicos no festival Lollapalooza, que ocorreu em São Paulo.
Bolsonaro
A decisão do ministro Araújo, que atendeu a uma representação do Partido Liberal (PL), de Bolsonaro, determinou multa de R$ 50 mil para cada descumprimento. Na sexta-feira (25), a cantora Pabllo Vittar ergueu uma bandeira com a foto do ex-presidente Lula, enquanto a britânica Marina xingou Bolsonaro.
Normal
De acordo com Fernando Neisser, presidente da Comissão de Direito Político e Eleitoral do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp), “criticar um governante em exercício ou cantar o nome de um possível candidato não são atos de propaganda antecipada ilegal, pois não há pedido explícito de voto nem uso de meio proibido pela lei”.
Alessandro
O nome do senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) foi oficializado como pré-candidato ao governo de Sergipe pela Federação PSDB/Cidadania. A decisão foi confirmada durante reunião plenária realizada no noite desta sexta-feira (25).
Conversa
Alessandro disse que vai iniciar a caminhada ouvindo as pessoas, conversando com os sergipanos para entender as angústias e apresentar as respostas que Sergipe espera há tanto tempo. “Nós temos a convicção de que Sergipe precisa mudar e a certeza de que nosso grupo representa essa mudança”, declarou Alessandro.
Momento
O deputado Georgeo Passos, presidente estadual do Cidadania, destacou a realidade do momento em que Sergipe vive e a importância da união para efetivar a mudança.
Atraso
Georgeo entende que “esse grupo político que aí está no poder já mostrou seu serviço, e pelo que vimos essa semana, com a destruição da carreira dos professores, e a desvalorização dos profissionais da segurança pública fica ainda mais claro que esse tempo de atraso acabou”.
Filiados
O deputado estadual Luciano Pimentel e o ex-jogador de futebol Washington Coração Valente se filiaram ao PP. O primeiro disputará a reeleição e o outro vaga de deputado federal. Washington pretendia disputar o senado, mas teve que mudar de plano.
PT e PSOL
O pré-candidato pelo PT a governador de Sergipe, senador Rogério Carvalho, esteve reunido com o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros. A pauta da conversa girou em torno das ideias que Rogério vem divulgando em prol de um governo consistente e progressista a fim de reposicionar Sergipe no caminho do desenvolvimento.
Segundo Rogério, em seu vocabulário existe a palavra união. “Queremos dar as mãos a todos àqueles que estejam com coragem para devolver o estado de Sergipe aos sergipanos”, enfatizou o senador.
Juliano Medeiros reafirmou a posição do PSOL em construir um Brasil que encare a realidade do País. Na ocasião, ele frisou a importância de Lula presidente e Rogério Carvalho governador em Sergipe.
Para Juliano, “o fundamental desta reunião é que reafirmamos a posição do PSOL em construir no Brasil e nos estados, assim como em Sergipe, uma frente das esquerdas que encare a realidade. Nacionalmente com a pré-candidatura do Lula, e aqui com o nome de Rogério Carvalho ao governo do Estado.”
Estiveram presentes também no encontro diversos representantes dos dois partidos além do presidente estadual do PSOL, Henri Clay, e do coordenador das articulações políticas da pré-campanha de Rogério Carvalho, Silvio Santos.