O vereador Agamenon Sobral (PP) responsabiliza professores por violência
Vereador culpa greve de professor por morte de jovem
Publicado em 14 de junho de 2013
Por Jornal Do Dia
"Se os professores da rede estadual de ensino não estivessem em greve, a vida dessa adolescente não teria sido interrompida dessa forma brutal". Foi com esse desabafo que o vereador Agamenon Sobral (PP) usou ontem a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A jovem foi encontrada nessa quarta-feira, 12, morta dentro de uma bolsa de viagem na cidade de São Cristóvão, na Grande Aracaju.
O vereador acredita que se não fosse a paralisação dos professores, a garota não teria sido morta. "Esse é o resultado da greve. Se tivesse tido aula essa menina estaria na escola. Como os professores estavam em greve, ficou em casa, invadiram a sua residência, a estupraram e esquartejaram", lamentou.
Agamenon afirmou que teve informações de que a adolescente era uma ótima aluna e que sempre frequentava as aulas. "Ela estava no 8º ano e tinha um futuro brilhante pela frente", disse. O vereador ressaltou que se for fazer um breve relato sobre os ocorridos no período da paralisação, vai ficar constatado o prejuízo causado aos jovens. "Se isso for feito vai ser comprovado o quanto ela foi prejudicial, por isso, agradeço ao governador em exercício Jackson Barreto (PMDB) por ter dado um reajuste digno aos professores", frisou.
O parlamentar aproveitou o pronunciamento para voltar a dizer que não é contra o direito de greve dos professores, no entanto, o que ocorre, é que a briga salarial tem sido a única bandeira de luta da categoria. "Em toda regra há exceção. O que questiono é a forma como o ‘sindicato da greve’ tem pensado esses movimentos planejados e que são pensados, exclusivamente, na política", disse.
Solidariedade – Diante da fala do vereador Agamenon Sobral, que associou, de forma esdrúxula, o sequestro e assassinato da adolescente L.S.A, em São Cristóvão, à greve dos professores da rede estadual, o vereador Iran Barbosa se solidarizou com os educadores, que segundo ele, "de uma forma absurda, estão sendo responsabilizados por crimes acontecidos na cidade e no estado em função da greve".
"Isto é típico de quem está precisando desesperadamente ocupar espaço. Fica aqui a minha solidariedade aos educadores, além do meu respeito a todos os servidores públicos que continuam em processo de luta, no município de Aracaju, no estado e no Brasil", disse.
Par Iran, lutar por um serviço público de qualidade com valorização do servidor público é garantir políticas públicas qualificadas para o povo. "Atacar o serviço público e os servidores não ajuda a garantir os direitos da população. À luta sempre, apesar dos ditadores que querem calar a boca de do todos que se organizam e que lutam", enfatizou o petista.