Quinta, 29 De Fevereiro De 2024
       
**PUBLICIDADE


Prêmio Vautrin Lud de 2023


Avatar

Publicado em 16 de setembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Saumíneo Nascimento – [email protected]

O Prêmio Vautrin Lud existe desde 1991, sendo a maior premiação no ramo da Geografia, destacando investigadores cujo trabalho teve um impacto particular na disciplina, no seu pensamento e desenvolvimento. O nome do prêmio é uma homenagem ao Cônego Vautrin Lud que em 1507 elaborou um mapa-mundi onde aparece pela primeira vez um novo continente que foi batizado de América em homenagem a Américo Vespúcio.
Cabe registrar que já tivemos um brasileiro ganhador do Prêmio Vautrin Lud, o Geógrafo Milton Santos, agraciado em 1994.
A cerimônia de premiação do novo contemplado será no dia 1º de outubro de 2023 durante o Festival Internacional de Geografia, que acontece todos os anos em Saint-Dié des Vosges, França.
O ganhador do prêmio Vautri Lud de Geografia de 2023 é o professor Jamie Peck – 35º contemplado com a honraria, ao longo de 33 anos de premiação. Assim, abordarei adiante alguns pontos de suas obras e respectiva contribuição para a Geografia.
O Prof. Jamie Peck nasceu em 9 de julho de 1962 em Kimberley, Nottinhamshire – (Reino Unido). Ele é professor do Departamento de Geografia na University of Brithish Columbia – Canadá, além de ser Professor visitante e honorário de várias outras Universidades. Suas áreas de pesquisa são: cidades, economias e fluxos transnacionais. Sua formação é em Geografia, Bacharelado (1983) e Doutorado (1988) em Geografia pela Universidade de Manchester (Reino Unido). Ele já ganhou diversas outras premiações ao longo da carreira por suas pesquisas, a exemplo do Prêmio Distinguished Scholarship Award da Associação de Geógrafos (2020).
Ele possui uma extensa carreira internacional, já tendo exercido posições em variadas e prestigiadas Universidades pelo mundo, a exemplo da Universidade de Wisconsin-Madison (2000-2008), Universidade de Manchester (1989-2000), Universidade de Melbourne (1988-1989) e Universidade de Manchester (1984-1988). Ele também ocupou cargos visitantes na Universidade Johns Hopkins, Universidade de Oxford, Universidade Nacional de Singapura, Universidade de Witwatersrand, Universidade de Nottingham, Universidade de Amsterdã, Universidade de Oslo e Queen’s University Belfast.
Conforme divulgado pela organização do Festival Internacional de Geografia, a maior parte da pesquisa do Prof. Jamie Peck é centrada na forma como processos amplamente globais, a exemplo de formas de governança baseadas no mercado (ou neoliberalização), são recriadas através de locais, redes distantes e práticas enraizadas. As pesquisas do Prof. Jamie Peck de longo prazo centram-se no funcionamento localizado dos mercados de trabalho, na contribuição e no legado complexo da escola parisiense de regulação, nas geografias históricas do neoliberalismo, nas abordagens institucionalistas da geografia econômica e da política geográfica da economia, nas geografias da política estatal e da reestruturação, na teoria urbana e estudos urbanos.
Algumas publicações destacadas do Prof. Jamie Peck são: Local de Trabalho: a Regulação Social dos Mercados de Trabalho (1996); Workfare States (2001); Contestando o Neoliberalismo: Fronteiras Urbanas (2007, coeditado com Helga Leitner e Eric Sheppard); Política e Prática em Geografia Econômica (2007, coeditado com Adam Tickell, Eric Sheppard & Trevor Barnes); Construções da Razão Neoliberal (2010); Política Rápida: Politica Experimental nos Limiares do Neoliberalismo (2015, com Nick Theodore); O Companheiro Wiley-Blackwell para Geografia Econômica (2012, coeditado com Trevor Barnes e Eric Sheppard).
O interesse mais recente do novo ganhador do Prêmio Vautrin Lud é a transformação do capitalismo na China. E o livro mais recente publicado de Jamie Peck, Economias variadas (Oxford University Press, 2023), reúne temas do seu trabalho nas últimas duas décadas, explorando abordagens à análise das economias como entidades geograficamente diferenciadas. Pelo apresentado fica evidenciado que é mais um laureado que trabalha com Geografia Econômica, disciplina que continua emergente em face das questões geopolíticas existentes no mundo atual.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE